Topo

Josias de Souza

Governo Temer celebra aniversário do impeachment praticando ciclismo fiscal

Josias de Souza

31/08/2017 04h54

Cúmulo da ironia: o governo de Michel Temer, que prometia acabar com as pedaladas que ajudaram a derrubar a antecessora, praticou ciclismo fiscal no plenário do Congresso até as três e meia da madrugada deste 31 de agosto, dia do aniversário de um ano do impeachment de Dilma Rousseff.

Temer e seu ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, apresentavam-se como campeões da austeridade. Cavalgando a emenda constitucional do teto dos gastos públicos, prometiam reformar a Previdência e entregar um orçamento superavitário para o presidente a ser eleito em 2018. A mexida previdenciária subiu no teto. E o superávit virou ruína.

Numa conta que considera a evolução da encrenca nos últimos 12 meses, o rombo nas contas oficiais bateu em R$ 170,5 bilhões. Se nada for feito, as despesas com a Previdência responderão por 57% do total de gastos da União até o final do ano. E tudo o que o governo consegue fazer é pedalar o orçamento. Eleva o déficit de 2017 para notáveis R$ 159 bilhões em 2017. Receita a mesma dose para 2018. E transfere para o sucessor do sucessor de Dilma a tarefa de lidar com o abismo.

A sessão desta madrugada terminou antes que os ciclistas de Temer conseguissem completar o percurso. Aprovou-se o texto principal. Mas ficaram pendentes de votação dois dos cinco destaques, como são chamados os remendos que os parlamentares tentam fazer na proposta durante o processo legislativo. Presidente do Congresso, Eunício Oliveira convocou nova sessão para a próxima terça-feira.

Para desassossego de Temer, terça-feira também consta da agenda do procurador-geral da República Rodrigo Janot como o dia ideal para protocolar no Supremo Tribunal Federal a segunda denúncia contra o presidente da República. Temer será acusado de obstruir a Justiça e, provavelmente, de integrar uma organização criminosa.

Para sepultar mais esta denúncia na Câmara, impedindo o Supremo de transformá-lo em réu, Temer terá de manter a barriga encostada no balcão. E o buraco fiscal tende a aumentar na proporção direta da evolução dos apetite$ da turma do centrão —a mesma patota que não exibe a mais tênue disposição para mexer na Previdência.

Nesse ritmo, Henrique Meirelles será convertido numa espécie de curandeiro que, depois de fazer um diagnóstico acurado dos males do paciente, manda aumentar a dose do purgante. Se bobear, sairá de fininho.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.