Topo

Josias de Souza

MPF denuncia Lula de novo: corrupção passiva

Josias de Souza

11/09/2017 19h10

Colecionador de inquéritos, Lula foi denunciado pela nona vez. O Ministério Público Federal acusa-o de receber propina em troca da edição de uma medida provisória que prorrogou por cinco anos benefícios fiscais concedidos a montadoras de automóveis. Segundo os investigadores, R$ 33 milhões passaram por baixa da mesa. Desse total, R$ 6 milhões foram oferecidos ao então presidente Lula.

Além de Lula, foram denunciadas outras seis pessoas. Entre elas o ex-ministro petista Gilberto Carvalho. Cinco das nove denúncias que Lula correga sobre os ombros já viraram ações penais. Além de ser pentaréu, o pajé do petismo recorre em liberdade de uma condenação imposta por Sérgio Moro: 9 anos e meio de cadeia.

Nesse ritmo, logo, logo Lula vai bradar: "Nunca antes na história desse país um ex-presidente da República exibiu ficha corrida tão repleta."

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.