Topo

Josias de Souza

Aécio ataca, ataca, ataca... E quanto à defesa?

Josias de Souza

18/10/2017 19h16

De volta ao Senado, Aécio Neves reencontrou-se com o microfone do plenário. Despejou sobre ele ataques vorazes aos seus delatores e ao ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot. Sem mencionar-lhes os nomes, disse que a turma de Joesley Batista o envolveu numa "trama ardilosa", que teve a participação de Janot e sua equipe, "homens de Estado."

Disse Aécio: "Fui vítima de uma ardilosa armação. Comandada por empresários que enriqueceram às custas do dinheiro público e não respeitaram as pessoas de bem. Corroboraram para essa trama ardilosa homens de Estado, que até há pouco tempo tinham assento na Procuradoria-Geral da República.

Aécio faria um bem extraordinário a si mesmo se substituísse a tonelada de críticas que dirige aos seus algozes por meio quilo de autodefesa. Desnecessário realçar que tudo o que o senador declara pode se voltar contra ele. Alguém pode indagar: por que Aécio mantinha relações tão azeitada$ com empresários criminosos?

O senador tucano costuma repetir que os R$ 2 milhões recebidos da JBS por baixo da mesa não decorrem de propina, mas de um empréstimo. Não dispõe de documentos para demonstrar a operação. Sustenta que não há dinheiro público no lance. Alguém que disponha de dois neurônios pode indagar: "Ora, se Joesley enriqueceu 'às custas do dinheiro público', como Aécio pode assegurar que a grana repassada a ele pelo cleptoempresário é limpinha?"

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.