Topo

Josias de Souza

Morte da política no Rio pode ser um despertar

Josias de Souza

22/11/2017 16h37

No Rio de Janeiro, como em Brasília, quando alguém fala em corrupção numa roda de conversa é impossível mudar de assunto. Pode-se mudar, no máximo, de corrupto. O que diferencia uma cidade da outra é que, no Rio, ficou mais fácil de circunscrever o debate. Com a chegada de Garotinho e Rosinha à cadeia, onde já estão Cabral e Picciani, o poder político que desgoverna o Rio por mais de duas décadas foi passado na tranca. Não se sabe por quanto tempo. Vivo, Vinicius de Moraes talvez dissesse: "Que seja eterno enquanto dure."

A reunião da Facção Molequinha com o Primeiro Comando do PMDB no xadrez revela que, na política fluminense, a honestidade tornou-se uma grande solidão. Mas é preciso ver o lado bom das coisas, mesmo que seja preciso procurar um pouco. A morte da ética no Rio de Janeiro pode ser um grande despertar. Está entendido que os maus se fingiam de bons. Agora, basta que o eleitor se convença de que a coisa só vai melhorar quando os bons tiverem suficiente maldade para impor sua bondade por meio do voto.

A política do Rio de Janeiro morreu e, suprema desgraça, não foi para o céu. Entretanto, dependendo da reação dos eleitores, a morte pode representar um enorme despertar.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.