Topo

Josias de Souza

Expulsa do PMDB, Kátia diz: Corruptos venceram. Não é punição, é biografia

Josias de Souza

23/11/2017 20h21

Ex-ministra de Dilma Rousseff, crítica mordaz do governo de Michel Temer, a senadora Kátia Abreu (TO) foi expulsa do PMDB pela Comissão de Ética da legenda. Reagiu assim: "Lutei pela democracia no partido. Os corruptos venceram. Mas não por muito tempo. Foi uma vitória de Pirro. Minha expulsão não é uma punição. É algo para entrar na biografia."

Em nota, a senadora expulsa fez pose de navio que foi abandonado pelos ratos. Vai abaixo o texto de Kátia Abreu:

A comissão de 'ética' do PMDB decidiu pela minha expulsão do partido de Ulysses Guimarães e Tancredo Neves.

Fui expulsa exatamente por não ter feito concessão a ética na política.

Fui expulsa por defender posições que desagradam ao governo.

Fui expulsa pois ousei dizer não a cargos, privilégios ou regalias do poder.

A mesma comissão de "ética" não ousou abrir processo contra membros do partido presos por corrupção e crimes contra o país.

Fiquei no PMDB e não saí como queriam. Fiquei e lutei pela independência de ideias e por acreditar que um partido deve ser um espaço plural de debates. A democracia não aceita a opressão.

Hoje os membros da comissão de "ética" imprimiram na história do partido que lutou contra a ditadura, a mácula do sectarismo e da falta de liberdade.

Sigo na luta política.

Sigo com Ética.

Sigo sem medo e firme nos meus propósitos, pois respeito minha família, respeito o povo do Tocantins e do Brasil, que ainda acreditam que esse país pode ser melhor."

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.