Topo

Josias de Souza

Miller trata sua ‘lambança’ como leite derramado

Josias de Souza

29/11/2017 19h49

Em depoimento à CPI da JBS, o ex-procurador da República Marcello Miller admitiu o que já não pode negar: prestou assistência aos delatores milionários antes de se desligar do Ministério Público Federal. Chamou de "lambança" o que a própria Procuradoria investiga como delito. "Eu não cometi crimes. Eu não cometi nenhum crime. Eu fiz uma lambança e é por isso que eu estou aqui."

Miller fez pose de ingênuo: "Eu acho que o que aconteceu foi o seguinte: ao refletir sobre a situação, analisei que não havia crime e não havia ato de impropriedade, mas não me atentei para as interpretações que poderia suscitar. Não me atentei." Transbordou boas intenções: "Eu estava incentivando eles a falarem a verdade." Forrou o bolso, mas esse detalhe é irrelevante. "Eu não agi por ganância."

O que Miller declarou, com outras palavras, foi o seguinte: "Agi como um imbecil. Mas o leite está derramado. O que está feito está feito. Não há como desfazer." Tolice. Considerando-se que o ex-procurador confessou ter derramado o leite, é importante saber: Por quê? Em cima de quem? Em que cirunstâncias? A corrupção brasileira tornou-se endêmica justamente porque o país não punia o leite derramado.

Está claro que Miller não é o tipo de sujeito a quem se deve confiar uma bandeja com um copo de leite, mesmo que metafórico. Tomado pelo comportamento, o ex-procurador protagonizou episódios que envergonhariam um garçom de boteco.  Agora, é preciso saber que líquidos Miller andou derramando para produzir o que chamou de "lambança."

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.