Topo

Josias de Souza

Lula quer volta à normalidade! E o que é normal?

Josias de Souza

14/12/2017 00h12

Reunido com as bancadas do PT na Câmara e no Senado, Lula declarou: "Se esse país não voltar à normalidade e as instituições não voltarem a funcionar, esse país não tem jeito. Vai ser difícil recuperar esse país." Lula disse isso sob o impacto da notícia de que o julgamento que pode torná-lo inelegível foi marcado para 24 de janeiro. Cabe perguntar: O que é normal para Lula?

Desde que a Lava Jato começou, em 2014, o impensável aconteceu no Brasil. Numa faxina suprapartidária, a investigação expôs de forma inédita o assalto da oligarquia político-empresarial ao Estado. Mas para Lula o crime não foi o PT ter patrocinado o roubo. O crime, disse ele, foi a "pactuação diabólica entre a Polícia Federal, o Ministério Público, o Poder Judiciário e a imprensa", que se juntaram para desmoralizar a classe política.

Como que antevendo a confirmação em segunda instância da sentença que o condenou a 9 anos e meio de cadeia, Lula reiterou o lero-lero da perseguição política. Afirmou que a Polícia Federal, a Procuradoria e a Justiça cometem a desonestidade de perseguir um inocente. Deixou claro que levará sua candidatua às últimas consequências, seja qual for o veredicto. Ou seja: o normal para Lula é uma democracia na qual todos têm o direito inalienável de concordar com o que ele afirma —mesmo que todas as evidências indiquem o contrário.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.