Topo

Josias de Souza

PT define estratégia sobre o julgamento de Lula

Josias de Souza

15/12/2017 04h29

O PT reúne seu diretório nacional nesta sexta-feira, em São Paulo. No encontro, a legenda traçará sua estratégia para lidar com o julgamento de Lula na segunda instância do Judiciário e suas consequências. Um integrante do diretório informou ao blog as três principais preocupações do partido no momento:

1) Deixar claro que o PT não cogita adotar um "Plano B". Nas palavras do dirigente petista, se o partido fosse intimado hoje a apresentar os nomes de três alternativas presidenciais, daria uma resposta fulminante: Lula, Lula e Lula. Não cogita trocar de candidato nem mesmo na hipótese de decretação da prisão de Lula.

2) O partido deseja exibir sua "musculatura social" em 24 de janeiro, dia marcado pelo TRF-4 para julgar o recurso de Lula contra a condenação que lhe foi imposta por Sergio Moro no caso do Tríplex do Guarujá: 9 anos e meio de cadeia. Deseja-se levar para a frente do tribunal, sediado em Porto Alegre, uma multidão maior do que a que foi arregimentada para o primeiro depoimento de Lula a Moro.

3) Em caso de condenação, o PT deflagrará o que o dirigente chamou de "guerrilha jurídica." Manuseará todos os recursos judiciais à disposição. Baterá às portas de todos os tribunais —do próprio TRF-4 ao STF, passando pelo TSE.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.