Topo

Josias de Souza

Blindagem do PSDB paulista está perto do final

Josias de Souza

19/12/2017 16h42

Os acordos de leniência firmados pela Odebrecht e a Camargo Corrêa forneceram ao Cade, Conselho Administrativo de Defesa Econômica, um estoque devastador de dados sobre os carteis que mutretaram licitações nos Estados. De tudo o que há na prateleira, impressiona a munição referente a São Paulo, um pedaço do mapa governado pelo PSDB há 22 anos. O cheiro de enxofre exala de pelo menos 72% desse período.

Chama-se Geraldo Alckmin o tucano que por mais tempo ocupou a poltrona de governador. Por mal dos pecados, deve ser o candidato do ninho ao Palácio do Planalto. Descobrirá da pior maneira que a blidagem estruturada para manter a fantasia da invulnerabilidade das gestões tucanas em São Paulo está perto do fim. Pior: o esforço de acobertamento empurrou o escândalo dos trens e das grandes obras para dentro da campanha presidencial de 2018.

A Odebrecht jogou no ventilador a ação do cartel das construtoras em duas joias da coroa tucana: o Rodoanel e o Sistema Viário Estratégico Metropolitano de São Paulo, uma parceria do Estado com a prefeitura. A Camargo Corrêa adicionou na farofa obras do metrô. Entre as empresas envolvidas nos lances estão todas as gigantes da construção pilhadas plantando bananeira dentro dos cofres da Petrobras.

A investigação desenvolve-se em duas frentes. Numa, aos cuidados do Cade, serão esquadrinhados os conluios formados pelas empresas para fraudar licitações, elevando criminosamente os valores dos contratos. Noutra, sob a responsabilidade do Ministério Público, será mapeado o caminho das propinas que azeitaram as boas relações entre os ladrões e os pesonagens que abriram as portas dos orçamentos públicos para a roubalheira. Há no caminho políticos, partidos e servidores públicos.

O destino ofereceu ao tucanato todas as oportunidades para limpar a lama de sua plumagem. O primeiro aviso foi dado pelo Judiciário da Suíça ao condenar a Alstom, companhia francesa, pelas propinas que pagou em diversos países, inclusive no Brasil, sobretudo em São Paulo. Vieram à luz denúncias de 1995, alvorecer do império tucano.

A coisa ficou ainda mais malcheirosa quando a alemã Siemens, nas pegadas de um processo de higienização inaugurado na matriz em 2008, firmou um acordo de colaboração com o mesmo Cade. Iluminaram-se os porões das licitações paulistas de equipamentos e serviços públicos. Nessa época, Alckmin preferiu realçar o petismo do Ministério da Justiça, de cujo organograma pende o Cade. Dedicou-se, de resto, a atacar a empresa colaboradora. Foi como se o governador, que tem formação médica, culpasse a radiografia pela doença.

Alckmin não é, por ora, o alvo central da apuração. Apenas no período recoberto pelas revelações da Odebrecht, passaram pelo Palácio dos Bandeirantes outros três personagens: os tucanos José Serra e Alberto Goldman, e Claudio Lembo, um vice do ex-PFL que assumiu o governo estadual entre abril de 2006 e janeiro de 2007.

O problema é que será Alckmin o presidenciável do PSDB em 2018, ano em que o melado contido pela blindagem do tucanato paulista deve escorrer pela fenda. Convém providenciar meio quilo de explicações para levar à balança na hora que o escândalo invadir os debates..

Quando as novidades começarem a se imiscuir na agenda da campanha, o candidato sempre poderá alegar que desconhecia eventuais malfeitos. Mas o político que popularizou o bordão "eu não sabia" já foi condenado a 9 anos e meio de cadeia e pode ter a sentença confirmada em segunda instância num julgamento que o TRF-4 fará em 24 de janeiro.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.