Topo

Josias de Souza

‘Sou educado’, diz Doria sobre Zeca Pagodinho

Josias de Souza

11/02/2018 23h26

Na noite de sábado, João Doria cometeu contra o Zeca Pagodinho uma indelicadeza: o prefeito privou o cantor da solidão sem lhe fazer companhia. Deu-se no camarote do Bar Brahma, no Sambódromo do Anhembi. A contragosto, Zeca foi fotografado ao lado de Doria. O cenho crispado denunciou sua má vontade. Criticado nas redes sociais, Doria cometeu uma segunda descortesia com Zeca. Autoelogiando-se, o prefeito insinuou no Twitter que falta educação ao cantor:

"Episódio Zeca Pagodinho", escreveu Doria, acrescentando depois dos dois pontos: "Sou educado e cumprimento todas as pessoas, onde eu estiver. Continuarei a ser educado, mesmo com incompreensão de alguns."

Convidado ilustre de um camarote privado, Zeca foi à avenida para ver as escolas de samba. Doria queria ser visto. Como a afinidade entre ambos era de mentira, as fotografias revelaram a verdade de maneira insofismável. Para azar de Doria, sua educação não é comparável à de Zeca, cujos cursos maiores são os de rua, com seus currículos vitais de malandragem.

Não há esperteza política que se equipare à sabedoria do bom malandro. Doria obteve as fotos que tanto queria. Entretanto, considerando-se a má repercussão, as imagens tiveram o peso de uma Quarta-Feira de Cinzas antecipada.

– Atualização feita às 9h36 desta segunda-feira (12): Notícia veiculada na coluna de Monica Bergamo informa que a resistência à ideia de posar ao lado de Doria partiu dos amigos de Zeca Pagodinho. Nessa versão, Zeca se deixou fotografar a despeito da pressão.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.