Dez, nota dez para a escola Unidos da Barbárie!
Se é verdade que o Brasil tornou-se um país em degradação, o Rio de Janeiro é o cartão-postal da decomposição. A ex-Cidade Maravilhosa passou da pós-modernidade para a fase pós-falimentar sem o estágio intermediário de pelo menos algo para chamar de bons tempos. Neste Carnaval de 2018, o carioca compartilha com os turistas a sensação de estar no epicentro do insolúvel.
A escola de samba que mais brilha na cidade é a Unidos da Barbárie. Ninguém sabe com precisão quando começou a desfilar. Mas todos têm consciência de que sua evolução ainda vai durar muitos carnavais.
O surto de arrastões, assaltos e mortes não é propriamente uma novidade. Mas há algo de original no Carnaval do pânico: a classe média de Copacabana e a burguesia de Ipanema e do Leblon, que já não contavam com a proteção do Estado esculhambado, foram abandonadas também pelo crime organizado.
Noutros tempos, o Comando Vermelho e seus congêneres tinham o hábito de conter a bandidagem durante os períodos festivos. Faziam isso não por boniteza, mas porque a violência prejudicava os negócios da indústria da droga, a mais próspera do Rio de Janeiro. Com a ruína econômica do Estado, pivetes e bandidos pés-rapados fugiram ao controle.
Sem o auxílio dos traficantes, as supostas autoridades incumbidas de prover proteção limitam-se a transferir a responsabilidade para as potenciais vítimas. Porta-voz da Polícia Militar do Rio, o major Ivan Blaz orientou os foliões a "não ostentar joias, nem ficar com celular fazendo selfie no meio da multidão." Heim?!?
"São recomendações que são repassadas pelas autoridades de segurança no mundo todo", prosseguiu o major. "Em Paris ou Nova York, você vai receber as mesmas recomendações da força policial." Hummm… "É uma realidade cruel. Pedir que a pessoa não faça selfie, que não registre aquele momento de festividade, é lamentável. Mas infelizmente é uma realidade que vivemos."
Quer dizer: considerando-se que a violência é um dado imutável da realidade, os órgãos de segurança do Rio, para cumprir adequadamente suas atribuições, precisam trocar de clientela. Essas pessoas que brincam o Carnaval na cidade são de péssima qualidade. Poder-se-ia imaginar que a solução passaria pela importação de foliões mais, digamos, nova-iorquinos ou parisienses. Mas a bandidagem brasileira não costuma exigir dos assaltados a apresentação do passaporte.
Nesse contexto, resta enaltecer a escola de samba do mal. Merece dez, nota dez. Por duas razões: 1) Escancarou a miséria administrativa resultante de décadas de populismos —do chaguismo ao cinismo corrupto de Sergio Cabral, este carioca de algema. 2) Consolidou a noção de que o Rio de Janeiro é o lugar ideal para fazer algo inteiramente novo. Caos não falta.
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