Topo

Josias de Souza

Jovens ensinam a se proteger de abuso policial

Josias de Souza

19/02/2018 17h36

O governo de Michel Temer sustenta que a intenvenção federal logo proporcionará aos moradores do Rio de Janeiro uma crescimento da sensação de segurança. Não é o que pensam os jovens negros de comunidades pobres da cidade. três deles veicularam nas redes sociais um vídeo com lições sobre como se proteger de abusos cometidos por agentes das forças de segurança. A peça propaga-se pela internet como um vírus.

O vídeo ensina, por exemplo, que convém gravar com o celular as abordagens de policiais e militares. Mas não se pode deixar a nota fiscal do telefone em casa, para que não se alegue que foi roubado. Aconselha-se a registrar Boletins de Ocorrência contra arbitrariedades. Não convém sair às ruas com furadeiras ou guarda-chuvas longos. Podem ser confundidos com armas de fogo.

Décadas de abuso levaram os jovens da periferia das grandes cidades brasileiras a olhar para polícia de esguelha, com uma ponta de desconfiança. Muitos não conversam com um policial a menos que seja em legítima defesa. Num ambiente assim, o vídeo dos rapazes negros do rio faz todo o sentido.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.