Topo

Josias de Souza

Barroso manda apurar vazamento para defensores de Temer no caso dos Portos

Josias de Souza

06/03/2018 19h36

Em despacho assinado no início da noite desta terça-feira, o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, determinou à Polícia Federal que investigue o vazamento de dados sigilosos do inquérito sobre portos para a defesa de Michel Temer. Em petição encaminhada a Barroso para solicitar acesso à decisão que determinou a quebra do sigilo bancário de Temer, os advogados do presidente mencionaram números que estavam sob sigilo. Daí o pedido de apuração.

"Verifico que a petição apresentada pela ilustre defesa do Excelentíssimo Senhor Presidente da República revela conhecimento até mesmo dos números de autuação que teriam recebido procedimentos de investigação absolutamente sigilosos", anotou Barroso. "Diante de novo vazamento, determino seja incluída na investigação – cuja abertura foi por mim determinada neste inquérito, no despacho de 27.02.2018 –, a apuração das responsabilidades cabíveis."

A investigação a que se refere o ministro fora aberta após divulgação de notícia sobre um parecer da procuradora-geral da República Raquel Dodge. No documento, a chefe do Ministério Público Federal havia se manifestado contra a quebra dos sigilos bancário e fiscal de Temer. A nova suspeita de vazamento será apurada no mesmo inquérito. Vai abaixo a reprodução do despacho do ministro.

 

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.