Topo

Josias de Souza

Marielle pode ser o pavio que reacenderá a rua

Josias de Souza

15/03/2018 20h47


É cedo para dizer se 2018 repetirá 2013. Mas o fuzilamento da vereadora Marielle Franco e do motorista dela, Anderson Gomes, retirou um pedaço da opinião pública de casa. Beneficiário do derretimento do governo de Dima Rousseff, Michel Temer sentiu o hálito quente do asfalto no início da noite desta quinta-feira. Nas palavras de um auxiliar do presidente, "é hora de encostar o ouvido no asfalto para escutar o que ele tem a dizer."

Temer e seus operadores políticos assustaram-se com a quantidade de pessoas que foram às ruas por Marielle. Supreenderam-se também com o tamanho da repercussão internacional do episódio. O que pode acontecer?, perguntou o repórter ao colaborador do presidente. E ele: "Difícil prever o desfecho de algo que está em andamento. A única coisa que nos interessa no momento é a investigação. Nossa obrigação é apresentar rapidamente os culpados e providenciar a punição."

Quando as ruas roncaram sob Dilma, a então presidente anunciou com espalhafato uma proposta de "cinco pactos". Esfumaçaram-se no ar. Ela também esgrimiu um projeto de constituinte exclusiva. Não conseguiu explicar para quê. Empinou a ideia de uma reforma política moldada por um plebiscito. Tanta empulhação aumentou o caldo em que foi fervido o mandato de Dilma.

Embora o Planalto não se arrisque a prever até onde vai o barulho provocado pela execução de Marielle, há um detalhe do qual ninguém discorda. Dê no que der, Temer não conseguirá ficar alheio às consequências. O presidente saltou dentro do caldeirão há um mês, quando decretou a intervenção federal na segurança do Rio de Janeiro.

Na manhã desta quinta-feira, quando as ruas ainda não soluçavam, Temer afirmou: "Não destruirão o nosso futuro; nós destruiremos o banditismo antes". Até aqui, a principal arma do governo foi a marquetagem. Ao reiterar a promessa de que a intervenção federal restabelecerá a paz no Rio, Temer vende uma ficção que cutuca a paciência do meio-fio.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.