Topo

Josias de Souza

Desembargadora ofendeu portadores de Síndrome de Domn nas redes sociais

Josias de Souza

19/03/2018 20h22

A memória de Marielle Franco não foi a única vítima da desembargadora Marília Castro Neves. Além de mentir sobre a vereadora fuzilada, vinculando-a a criminosos, a magistrada do Tribunal de Justiça do Rio difundiu nas redes sociais mensagem preconceituosa contra os portadores da Síndrome de Down. (leia abaixo)

Em "carta aberta" divulgada nesta segunda-feira, a Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down repudiou a manifestação da juíza: "A FBASD considera que mensagem carregada de preconceito ofende, definitivamente, os ditames impostos aos juízes por seu Código de Ética. Textos dessa natureza claramente denigrem a magistratura e, assim, devem ser rigorosamente apurados pelos órgãos competentes, tais quais a Corregedoria do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro e o Conselho Nacional de Justiça. (leia a íntegra da nota aqui.)

A entidade divulgou também uma carta que a professora Debora Seabra escreveu para a desembargadora. O texto vai reproduzido abaixo:

19/03/2018.

Recado para a Juíza Marília.

Não quero bater boca com você!
Só quero dizer que tenho síndrome de Down e sou professora auxiliar de crianças de uma escola de Natal/RN.

Trabalho à tarde, todos os dias, com a minha equipe que tem uma professora titular e outra auxiliar. Eu ensino muitas coisas às crianças. A principal é que elas sejam educadas, tenham respeito às outras. Aceitem as diferenças de cada uma. Ajudem a quem precisa mais.

Eu estudo o planejamento, eu participo das reuniões, eu dou opiniões, eu conto história para as crianças, eu ajudo nas atividades, eu vou para o parque com elas.
Acompanho as crianças nas aulas de inglês, música, educação física e mais um monte de coisas.

O que eu acho mais importante de tudo isso é ensinar a incluir as crianças e todo mundo pra acabar com o preconceito porque é crime.
Quem discrimina é criminoso!

Débora Araújo Seabra de Moura."

Veja abaixo o comentário que a desembargadora Marília Castro Neves havia postado no Facebook a respeito de Marielle Franco, a vereadora do PSOL que foi executada na semana passada, junto com o motorista Anderson Gomes:

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.