Topo

Josias de Souza

Sessão sobre Lula faz do STF caso de Procon

Josias de Souza

24/03/2018 00h11

Aos olhos da plateia, o julgamento parecia simples. Lula pediu para não ser preso depois que o TRF-4 rejeitar os últimos recursos contra sua condenação, o que vai acontecer na segunda-feira. E o Supremo responderia que todos são iguais perante a lei. Mas o Supremo decidiu que quer decidir, mas que só decidirá em 4 de abril. E enquanto ele não decide, o TRF-4 e Sergio Moro estão proibidos de decidir mandar Lula para a cadeia, conforme o Supremo havia decidido três vezes em 2016 que podia ser feito. Com tudo isso, ficou decidido que, equanto o Supremo não decide, Lula passará a Páscoa com os netos.

A sessão do Suprmeo demorou mais de quatro horas. Qual é o custo disso? Não sai barato. Afora os salários dos 11 atores principais, você aplica muito dinheiro nesse show. Você paga o palco, a iluminação, o som, o cafezinho e a TV para transmitir o espetáculo. Você também financia toda a estrutura oferecida aos magistrados para se preparar —o gabinete, os assessores, o transporte, o computador, o papel e a tinta da impressora, o diabo.

Pelo regimento do Supremo, o julgamento de quinta-feira deveria ter entrado pela noite para que se tivesse chegado a um veredito decente. Mas um ministro tinha avião marcado. Outro tinha compromisso. Poderiam ter adiado para esta sexta. Ou para a semana que vem. Mas a sexta-feira é sagrada e a próxima semana é santa, com um feriadão hipertrofiado. Não sei quanto a você. Mas tem gente cogitando, data vênia, recorrer ao Procon. O brasileiro adora anedotas, mas nem todo mundo se dispõe a pagar pora ter uma piada como Suprema Corte.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.