Topo
Blog do Josias

Blog do Josias

Ameaças a Fachin exigem investigação radical

Josias de Souza

2027-03-20T18:21:10

27/03/2018 21h10

Relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal, o ministro Edson Fachin contou ao repórter Roberto D´Ávila que os processos sobre a mesa já não são a única fonte de suas inquietações. Disse que membros de sua família sofreram "ameaças". Reportou-se à presidência da Suprema Corte, Cármen Lúcia, e à Polícia Federal. "Nem todos os instrumentos foram agilizados", declarou. "Mas eu efetivamente ando preocupado com isso, e esperando que não troquemos fechadura de uma porta já arrombada também nesse tema."

Era só o que faltava. Além das pressões políticas que rondam o Supremo, mais essa: ameaças à família de um magistrado. Considerando-se as últimas posições adotadas por Fachin, as ameaças estimulam muitas dúvidas. E a melhor maneira de lidar com problemas do gênero é a investigação radical. Seria péssimo para o país que magistrados da Suprema Corte tivessem que julgar com um olho no processo e outro na fechadura.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.