Topo

Josias de Souza

Azeredo e Aécio seguem na Executiva do PSDB

Josias de Souza

25/04/2018 15h47

Azeredo, o condenado, e Aécio, o réu, continuam na galeria de membros da Executiva do PSDB

Dá pena o esforço retórico de Geraldo Alckmin. Delatado pela Odebrecht, o presidenciável do PSDB tenta tomar distância do condenado Eduardo Azeredo e do réu Aécio Neves. Mas os companheiros tóxicos continuam pertinho do presidenciável tucano na galeria de membros da Executiva Nacional do partido. Alckmin integra o colegiado como presidente da legenda. Azeredo e Aécio ocupam cadeiras cativas reservadas aos ex-presidentes.

Na semana passada, nas pegadas da conversão de Aécio em réu pelo Supremo, Alckmin declarou: "É claro que o ideal é que ele não seja candidato, é evidente". Nesta quarta-feira, sob o impacto da confirmação da condenação de Azeredo a duas décadas de cadeia pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais, ele afirmou: A Justiça é para todos. Decisão juducial se cumpre."

Alckmin rejeita comparações entre a degeneração do PSDB e a perversão do PT. "Aécio não tem nenhuma condenação, o Lula tem duas. E é o imperador do PT", declarou. Azeredo também já coleciona um par de condenações, na primeira e na segunda instância do Judiciário. Ele está longe de ser um imperador no PSDB. Ainda assim, não há vestígio de providência do tucanato para expurgar Azeredo dos seus quadros.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.