Topo
Blog do Josias

Blog do Josias

Ciro diz que as autoridades de São Paulo estabeleceram entendimento com PCC

Josias de Souza

29/05/2018 01h49

Ciro Gomes fez uma grave acusação ao governo paulista. "Em São Paulo, as autoridades estabeleceram um entendimento com o PCC. Simples assim", declarou o presidenciável do PDT em entrevista ao programa Roda Viva, na noite desta segunda-feira.

Inclui o Geraldo Alckmin nisso?, indagou um dos entrevistadores. E Ciro: "Não quero nomear porque não posso provar. Mas é flagrante que o PCC em São Paulo fez um acordo com as autoridades." De que tipo? "Acordo de cessação de homicídios, por exemplo, para poder fazer o tráfico de drogas impunemente."

Abstendo-se de citar o nome de Alckmin, que deixou o governo paulista para disputar o Planalto pelo PSDB, Ciro também acusou a gestão tucana de maquiar estatísticas relacionadas à segurança pública. "São Paulo subnotifica os homicídios. Se você olhar nas estatísticas da segurança pública de São Paulo a quantidade de pessaos assassinadas que estão na categoria 'morte suspeita' vai passar de 100 mil."

Segundo Ciro, o tema só não vira notícia "porque a nossa imprensa é muito conivente." O candidato fez essas observações num trecho da entrevista em que discorria sobre seus planos para a segurança pública. Instado a informar como faria para arrumar o setor em quatro, Ciro afirmou:

"Quem disser que vai fazer milagre está mentindo." Mas é possível fixar exemplos "na primeira hora", disse Ciro. "A polícia, hoje, sabe exatamente quem são os chefes da banda." Foi nesse ponto que Ciro injetou na conversa a acusação de que "autoridades" de São Paulo mantêm um pacto com o PCC, maior facção criminosa do país.

Sobre o Autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o Blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.