Topo

Josias de Souza

Centrão costura alianças com lógica empresarial

Josias de Souza

22/06/2018 00h07

O centrão se equipa para participar das eleições de 2018 com uma lógica empresarial. O grupo deve diversificar seus investimentos. Cogita aplicar na apólice de Jair Bolsonaro um PR do mensaleiro Valdemar Costa Neto. Analisa a hipótese de apostar um PP do multi-investigado Ciro Nogueira nas ações de Ciro Gomes. No empreendimento político de Geraldo Alckmin, que deve arrastar as fichas do DEM, o centrão planeja investir um PTB do mensaleiro Roberto Jefferson e um PRB.

Para quem não está ligando o nome à encrenca, o centrão é aquele aglomerado de partidos que vendeu sua mão de obra legislativa para Lula, aproveitando o Planalto de fachada operária para cavar ótimos negócios. É aquele grupo que foi dormir prometendo fidelidade eterna a Dilma e acordou nos braços de Temer. É o mesmo condomínio de legendas que acompanhou Eduardo Cunha até a porta da cadeia.

O Centrão já não se contenta com tudo. Quer mais um pouco. Avesso ao risco, o grupo parece inclinado a não colocar todos os ovos num mesmo cesto. Daí a diversificação entre um capitão de ultradireita, um tucano de centro e um autoproclamado esquerdista. Dependendo do resultado da eleição, a pantomima estará assegurada. O país elegerá uma nova encenação. E o Centrão manterá tudo exatamente como está, com ares de quem muda absolutamente tudo.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.