Topo

Josias de Souza

Com MST na porta, Haddad aconselha presidente do TSE a ignorar pressões

Josias de Souza

14/08/2018 20h39

No exercício do papel de porta-voz de Lula, Fernando Haddad dedicou-se nesta terça-feita à prática de um esporte que tem muitos adeptos no PT: o tiro contra o próprio pé. Horas antes da posse de Rosa Weber na presidência do TSE, Haddad aconselhou a ministra a não se submeter a pressões no julgamento do pedido de registro da candidatura presidencial de Lula.

"O Judiciário não deveria sofrer pressão de tipo nenhum", declarou Haddad. "Quem é que está fazendo pressão? Os adversários do Lula? Quem é que está fazendo pressão? A mídia? Ela tem de julgar de acordo com a lei, não de acordo com a pressão que ela venha a receber, com os telefonemas que ela venha a receber. É uma ministra respeitável, não tem que se sujeitar a pressão de ninguém."

Hoje, o grande adversário de Lula é a Lei da Ficha Limpa. A mídia esforça-se para relatar os esforços do ex-presidente para contornar sua condição de ficha-suja. No momento, quem está fazendo pressão de verdade são os aliados do petismo nos movimentos sociais, que marcham sobre Brasília. Nesta quarta-feira, puxados pelo MST, militantes companheiros gritarão "Lula Livre" defronte da sede do TSE.

O próprio Haddad, ao pedir à ministra que não aceite pressão, já está pressionando. O futuro 'poste' de Lula ainda não notou. Mas sua preocupação em relação à nova presidente do TSE talvez seja desnecessária. Rosa Weber tem um perfil conhecido. Votou a favor da cassação da chapa Dilma-Temer, juntando-se à minoria derrotada. No Supremo, deu o voto decisivo para a formação da maioria de 6 a 5 que abriu o caminho para que Lula fosse passado na tranca.

Há seis anos, quando a Lei da Ficha Limpa foi questionada na Suprema Corte, Rosa Weber ajudou a salvá-la. A ministra declarou em seu voto: "A Lei da Ficha Limpa foi gestada no ventre moralizante da sociedade brasileira, que está agora a exigir dos poderes instituídos um basta." Em vez de pressionar, Haddad deveria ecoar a nova chefe do TSE. Afinal, foi Lula quem sancionou a lei que o PT agora tenta driblar.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.