Topo

Josias de Souza

Solto, Dirceu vai ‘rodar o país’ com sua biografia

Josias de Souza

26/08/2018 18h10

Com o beneplácito da Segunda Turma do Supremo, que o manteve em liberdade, José Dirceu informa que vai "rodar o país". Fará lançamentos em série da autobiografia que escreveu nos quase dois anos em que foi um preso temporário da Lava Jato, no Paraná. Chama-se 'Zé Dirceu—Memórias'.

Na próxima quarta-feira (29), o condenado a 30 anos e nove meses de cadeia dará entrevista coletiva em Brasília. Em 4 de setembro, o rastro pegajoso de corrupção e lavagem de dinheiro acompanhará Dirceu até o Circo Voador, no Rio de Janeiro —segundo estágio do seu road-show biográfico.

A autobiografia de Dirceu chega à estante como uma obra pendente de complementação. O autor recuperou suas memórias apenas até o ano de 2016. Interrompeu a narrativa antes do período em que a Lava Jato pendurou no seu pescoço as duas sentenças que lhe renderam mais de 30 anos de cana.

Assim, os leitores poderão degustar os autoelogios, as aventuras e a teoria da perseguição política desenvolvida por Dirceu como se nada tivesse sido descoberto sobre ele o depois da condenação do mensalão. Dirceu promete escrever um segundo volume. Mas ainda não decidiu se sua honestidade vai morrer no fim.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.