Topo

Josias de Souza

Haddad virou figurante em enredo de Bolsonaro

Josias de Souza

16/10/2018 19h47

A vida cobra os pecados do PT em prestações: as prisões do mensalão, o impeachment de Dilma, a volta à cadeia no petrolão, a delação-companheira de Palocci, o encarceramento de Lula… Coube a um aliado, Cid Gomes, apresentar a fatura de 2018. Os petistas "vão perder feio" a disputa presidencial, disse o irmão de Ciro Gomes. Perderão "porque fizeram muita besteira" e se recusam a produzir um mea-culpa.

Fernando Haddad buscava alucinadamente um fato novo capaz de encurtar a distância de 18 pontos que Bolsonaro abriu sobre ele no Ibope. Mas a única novidade digna de nota no segundo turno é o desabafo de Cid Gomes. Virou atração instantânea da propaganda de Bolsonaro no horário eleitoral.

Depois das críticas de Cid Gomes, os petistas inocentes que cobram a adesão à "frente democrática" anti-Bolsonaro ganharam a aparência de virgens de Sodoma e Gomorra. Haddad luta pela Presidência ao mesmo tempo que tem que cuidar da unidade de aliados que fogem do contágio. Deve doer no candidato do PT a ideia de que faz o papel de figurante obscuro num enredo confuso, em que o protagonista é um presidiário e cujo epílogo pode ser Jair Bolsonaro.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.