Topo

Josias de Souza

Críticas de Dodge a fake news revelam-se inúteis

Josias de Souza

18/10/2018 19h06

Num encontro com procuradores eleitorais e advogados das campanhas presidenciais, a procuradora-geral da República Raquel Dodge criticou a disseminação de notícias falsas. Referiu-se ao eleitor como "ator principal" do processo eleitoral. "Ele tudo pode, mas nem tudo convém. As fake news, certamente, não convêm ao eleitor nem à democracia."

As palavras da chefe do Ministério Público soaram ilógicas e inúteis. Elas afrontam a lógica porque Raquel Dodge falou sobre o crime da difusão de notícias falsas com o distanciamento de uma scholar, como se não tivesse nada a ver com a encrenca. Suas observações carecem de utilidade porque, além de chegar tarde, a poucos dias do término da eleição, vieram desacompanhadas do anúncio de providências que uma procuradora-geral poderia adotar de ofício, como se diz.

Reportagem da Folha revelou que empresas compram ilegalmente pacotes de difusão em massa de mensagens do interesse da candidatura de Jair Bolsonaro no WhatsApp. Os contratos chegam a custar R$ 12 milhões. A notícia traz nomes de pessoas e logomarcas. O PT também já frequentara as manchetes de ponta-cabeça. Diante do descalabro, cabe à procuradora-geral levar à vitrine um lote de providências saneadoras, não lero-lero.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.