Topo
Blog do Josias

Blog do Josias

Moro não vai de Curitiba para Brasília a passeio

Josias de Souza

07/11/2018 02h00

Na sua primeira entrevista coletiva depois de aceitar o convite para ocupar o ministério da Justiça e da Segurança Pública, Sergio Moro deixou claro que não vai de Curitiba para Brasília a passeio. Deseja levar o "padrão Lava Jato" para dentro do Poder Executivo. Quer consolidar os avanços obtidos no combate à corrupção. Prepara um lote de projetos que submeterá ao Congresso Nacional.

A corrupção funciona mais ou menos como o futebol. O sujeito pode ser um craque da roubalheira. Mas não marca gol sozinho. Há toda uma estrutura por trás: o clube (ou o governo), o time em campo (ou o partido), o técnico (ou o presidente República)… Nos últimos anos, o que se viu foi todo mundo preparando a jogada para que o gol (ou o assalto) acontecesse.

O que Moro disse, com outras palavas é que, com a sua chegada à Esplanada, o clube, o time e o técnico deixarão de fazer gols contra a sociedade. Em vez de criar condições para o roubo, o governo fará uma barreira na frente do cofre. De duas, uma: ou o juiz da Lava Jato enverniza o governo de Jair Bolsonaro ou afunda a sua própria biografia. Diante da expectativa criada, não há meio-termo.

Sobre o Autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o Blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.