Topo

Josias de Souza

Para Temer, que se acha ótimo, governo Bolsonaro será ‘extraordinário’

Josias de Souza

14/12/2018 18h03

Michel Temer, que se considera um ótimo presidente, avalia que Jair Bolsonaro realizará um governo extraordinário. Foi o que disse nesta sexta-feira (14) ao discursar na cerimônia de lançamento do submarino Riachuelo, da Marinha.

Observado pelo sucessor, Temer afirmou ter "absoluta certeza de que o presidente Bolsonaro e sua equipe farão um extraordinário governo. Não só pelo que revelaram nas suas falas, mas pela história de Bolsonaro e daqueles que compõem a equipe."

Com elogios assim, Bolsonaro dispensa críticas. Na noite da véspera, em jantar com empresários paulistas, Temer dissera que a próxima gestão será uma continuação da sua.

"Fiz várias reformas, faltou a reforma da Previdência e a simplificação tributária. Vejam que a reforma da Previdência saiu da pauta legislativa, mas não saiu da pauta política do país. Quem colocou na pauta política fomos nós."

Temer não disse, mas quem tirou a reforma previdenciária da pauta também foi ele. Fez isso ao priorizar na Câmara a cooptação dos deputados que congelaram duas denúncias criminais formuladas pela Procuradoria a partir da delação do grupo JBS.

Enviadas pelos deputados ao freezer, as denúncias serão descongeladas a partir de 1º de janeiro, quando Temer descerá do Planalto para a planície, onde vivem os brasileiros sem foro privilegiado. Temer estará, então, ao alcance da rapaziada da PF.

Bolsonaro absteve-se de discursar. Pena. Sonegou ao país uma avaliação sobre a gestão Temer. Também não quis conversar com os repórteres. Natural. O presidente eleito, por "extraordinário", não quis correr o risco de ser importunado com perguntas sobre um tema tão ordinário como a movimentação bancária "atípica" do amigo Fabrício Queiroz, ex-motorista do primogênito Flávio Bolsonaro.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.