Topo
Blog do Josias

Blog do Josias

Bolsonaro transforma ‘lua-de-mel’ num pesadelo

Josias de Souza

31/12/2018 05h25

De acordo com uma lei não escrita da política, todo novo governo tem direito a cem dias de tolerância. Jair Bolsonaro ainda não sabe se lhe será concedida a deferência de uma lua-de-mel. Mas já transformou a praxe em pesadelo. Fez isso ao marcar para 11 de abril uma celebração do aniversário de cem dias de sua administração.

Auxiliares do capitão avaliam que a agenda dos 100 dias pode virar uma bola de ferro se o governo não conseguir deslanchar rapidamente. Para esse grupo, o mais adequado teria sido levar os primeiros feitos à vitrine antes de marcar a exposição. O maior receio é o de que reformas como a da Previdência se arrastem em ritmo de novela.

Um dos aliados de Bolsonaro comparou-o a um noivo que, por impetuoso, desconsidera o risco de ocorrer uma inundação na suíte nupcial. Ou um curto-circuito na fiação do abajur. Fiascos do gênero converteriam a festa de 11 de abril numa celebração em torno do nada.

Sobre o Autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o Blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.