Topo
Blog do Josias

Blog do Josias

Temer perdeu o ‘foro especial’, lembra procurador

Josias de Souza

02/01/2019 02h41

Neste 1º de janeiro, dia em que Jair Bolsonaro vestiu a faixa presidencial, o procurador regional da República em Brasília Vladimir Aras pendurou no Twitter um lembrete: "A partir de hoje, o ex-presidente Temer não tem mais foro especial e não goza mais das imunidades presidenciais. As denúncias oferecidas pelo @MPF_PGR perante o STF descem à primeira instância e não precisarão de autorização da Câmara dos Deputados para tramitação."

No português das ruas, o que o procurador quis dizer foi o seguinte:

1) Michel Temer não pode mais trocar verbas e cargos pelo congelamento de denúncias criminais;

2) As três denúncias já formuladas contra o agora ex-presidente da República descerão do Olimpo Supremo para o mármore ardente da primeira instância;

3) Havendo necessidade, nada impede que os investigadores requisitem autorização judicial para que a rapaziada da Polícia Federal faça uma visita a Temer no início de uma manhã qualquer..

Sobre o Autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o Blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.