Topo

Josias de Souza

Damares: 'Menino veste azul e menina veste rosa'

Josias de Souza

03/01/2019 15h47

A ministra Damares Alves (Mulher, Família e Direitos Humanos) parece ter feito uma opção preferencial pela polêmica. Em vídeo que se espraia pelas redes sociais, Damares anuncia a chegada de uma "nova era no Brasil". Nesses novos tempos, disse ela, "menino veste azul e menina veste rosa". Rodeada de amigos e auxiliares, Damares foi, por assim dizer, ovacionada.

A peça foi gravada em ambiente privado, com uma câmera de celular. Deu-se nesta quarta-feira, dia em que Damares assumiu o novo posto. Ao discursar em cena aberta, a nova ministra, que é pastora evangélica, já havia sinalizado o que está por vir na "nova era":

"Neste governo, menina será princesa e menino será príncipe. Ninguém vai nos impedir de chamar as meninas de princesa e os meninos de príncipe. Vamos acabar com o abuso da doutrinação ideológica."

Na véspera, num de seus discursos de posse, Bolsonaro havia declarado: "O Brasil começa a se libertar do socialismo e do politicamente correto." A julgar pelas palavras da pastora, na pasta sob seu comando o socialismo ficcional do capitão foi substituído por uma monarquia de conto de fadas, na qual reina a ideologia da infantilização.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.