Topo
Blog do Josias

Blog do Josias

Contra Renan, Tasso ecoa agenda de Bolsonaro

Josias de Souza

2005-01-20T19:03:14

05/01/2019 03h14

Na briga para comandar o Senado a partir de fevereiro, o tucano Tasso Jereissati (PSDB-CE) se equipa para medir forças com o favorito Renan Calheiros (MDB-AL). Começou a levar suas ideias à vitrine. Sem mencionar Jair Bolsonaro, ecoa o miolo da agenda de reformas do governo do capitão:

"Se há algo indiscutível, é a imprescindibilidade das reformas, sem as quais todo o país sofrerá consequências danosas", anotou Tasso em artigo veiculado nesta sexta-feira (4) no jornal cearense O Povo. O texto foi reproduzido no site do PSDB. "A urgente reforma da previdência, se ainda não é consensual no formato, avançou na conscientização da insustentabilidade dos atuais regimes."

Tasso prosseguiu: "Outras medidas importantes, como a reforma tributária e da segurança pública, devem também ter prioridade. Mais uma vez, o Senado deverá assumir seu papel na solução de conflitos, encontrando soluções tecnicamente viáveis e socialmente justas."

Tasso avalia que o brasileiro manifestou nas urnas "repúdio à velha política" e aos vícios que permeiam as relações entre os poderes: "corrupção, fisiologismo e toma-lá-dá-cá." Sustenta que os senadores que sobreviveram ao tufão precisam entender a "necessidade da mudança."

A chegada Bolsonaro ao Planalto e a alta taxa de renovação do Congresso revelam que Tasso tem razão. Entretanto, para seu desassossego, o rival Renan, colecionador de processos criminais, considera-se um sobrevivente. Reenviado ao Senado pelos alagoanos, quer presidir a Casa pela quinta vez.

Enquanto Tasso fala sobre o papel institucional do Senado —"Um guardião intransigente dos mais caros valores da nação"—, Renan faz uma campanha de síndico. Em privado, pergunta aos seus pares coisas assim: quando tiver problema no seu apartamento funcional ou no STF, quem acha que vai resolver, eu ou o Tasso?

Renan costuma dizer que terá mais votos do que Tasso no próprio PSDB. Um dos entusiastas de sua candidatura é o grão-tucano José Serra.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.