Topo

Josias de Souza

Processo contra o ‘Zero Um’ recomeça a andar

Josias de Souza

31/01/2019 05h25

Graças a uma liminar expedida durante as férias do Supremo pelo vice-presidente da Corte Luiz Fux, está paralisado no Ministério Público do Rio de Janeiro o processo que envolve Flávio Bolsonaro, o 'Zero Um'. Para desassossego do filho mais velho de Jair Bolsonaro, os autos retornarão aos trilhos nesta sexta-feira (1º).

De volta das férias, o ministro sorteado para relatar a encrenca, Marco Aurélio Mello, cassará a liminar de Fux. As estripulias que encrencaram Flávio Bolsonaro foram praticadas ao tempo em que ele era deputado estadual, no Rio. Antes, portanto, de virar senador. Nada a ver com o foro privilegiado do STF.

Liberado por Marco Aurélio, o Ministério Público fluminense poderá convidar Flávio Bolsonaro novamente para prestar esclarecimentos sobre a movimentação bancária suspeita que o Coaf atribuiu a ele e ao ex-assessor Fabrício Queiroz. As hipotéticas explicações dadas por ambos em entrevistas esparsas aguçaram as suspeitas em vez de sepultá-las.

De passagem pelo Senado nesta quarta-feira (30), Flávio Bolsonaro declarou: "Está todo mundo vendo que eu sou vítima de perseguição". Nem todo mundo vê. Mas o novo senador ainda pode mostrar. Dispõe de um elixir infalível contra o veneno dos "perseguidores". Basta que compareça espontaneamente à Promotoria do Rio de Janeiro. Nada desmoralizaria mais os seus algozes do que o depoimento irrefutável de um inocente.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.