Topo
Blog do Josias

Blog do Josias

Renan: ‘Seu Merda!’. E Tasso: ‘Você é um ladrão!’

Josias de Souza

01/02/2019 21h39

Em sessão tumultuada, o Senado decidiu que a escolha do seu próximo presidente será feita por meio de voto aberto. Por 50 votos a 2, os senadores modificaram o regimento interno da Casa, que prevê votação secreta.

Irritado, Renan Calheiros (MDB-AL) desentendeu-se com o desafeto Tasso Jereissati (SPDB-CE). As câmeras da TV Senado captaram a cena. Mas as vozes soaram longe do microfone. Uma testemunha reproduziu para o blog o teor da diálogo:

Renan: "Toda essa confusão está acontecendo por sua causa, seu merda."

Tasso: "Você é um ladrão."

Renan: "Eu vou te pegar."

Tasso: "Quem vai te pegar é a polícia. Você vai ser preso."

A turma do 'deixa-disso' interveio, para evitar que Renan e Tasso se atracassem. A essa altura, a proclamação do resultado da votação que instituiu o voto aberto incendiara o plenário. O tumulto estava previsto. Conforme noticiado aqui, as manobras que pavimentaram a controvérsia começaram na noite da véspera.

– Atualização feita às 22h19 desta sexta-feira: Sob impasse, o presidente interino Davi Alcolumbre suspendeu a sessão. Remarcou a eleição do  novo presidente do Senado para este sábado (2), às 11h.

Sobre o Autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o Blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.