Topo
Blog do Josias

Blog do Josias

Deltan defende investigação fiscal contra Gilmar

Josias de Souza

09/02/2019 12h21

O procurador Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa da Lava Jato, saiu em defesa dos auditores fiscais que investigam o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal. Em mensagem veiculada no Twitter, Deltan anotou que "Ministério Público e Executivo devem garantir a independência da atuação dos auditores."

O procurador reagiu com ironia ao pedido de Gilmar para que seja investigado suposto "abuso de poder" dos investigadores que apuram 'focos de corrupção, lavagem de dinheiro, ocultação de patrimônio ou tráfico de influência' atribuídos ao ministro e à mulher dele, a advogada Guiomar Mendes.

"Pode o investigado determinar investigação dos investigadores?", indagou Deltan. "Era essa inversão de papeis que o projeto de abuso de autoridade proposto contra a Lava Jato fazia, defendido adivinhem por quem…"

Sobre o Autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o Blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.