Topo

Josias de Souza

Carlos Bolsonaro joga ‘redes’ contra Congresso

Josias de Souza

08/03/2019 05h50

Escalado para trombetear nas redes sociais o que o governo chama de "Nova Previdência", o vereador carioca Carlos Bolsonaro (PSC), filho 'Zero Dois' do presidente, levou duas postagens ao ar na noite da quinta-feira pós-carnavalesca. Em ambas insuflou os internautas contra o Legislativo.

Num post, Carlucho divulgou vídeo em que o ministro Paulo Guedes (Economia) revela seu entusiasmo com as perspectivas econômicas do Brasil pós-reforma. Anotou na legenda: "…Cabe à população cobrar dos deputados federais e senadores que não criem distinções que o favoreçam (sic)."

Noutro post, o 'pitbull', como Bolsonaro se refere ao filho, anexou vídeo protagonizado pelo pai. Na legenda, contou "a verdade". Ei-la: "É preciso agora cobrar firmemente o Congresso para que não mudem as regras enviadas, que retiram os benefícios políticos e extinguem privilégios de muitas outras classes!" Carlos guardou os elogios para o pai: "…Nenhum presidente jamais teve coragem de fazer!"

O último bolsonarista que se dirigira ao Congresso assim, com a língua em riste, havia sido o próprio Paulo Guedes. Deu-se em novembro do ano passado, ainda na fase de transição de governo. Na época, até os líderes de partidos simpáticos a Bolsonaro estranharam o modo como o Posto Ipiranga se referiu à tramitação legislativa da reforma da Previdência.

"O presidente tem os votos populares e o Congresso, a capacidade de aprovar ou não", declarou Paulo Guedes. "Prensa neles, prensa neles, pede a reforma, é bom para todo mundo", ele acrescentou. Prensa, como se sabe, é aquele aparelho mecânico que serve para achatar objetos. O diabo é que os congressistas preferem pressionar o governo a levar prensas.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.