Topo

Josias de Souza

Freud explica o ‘ato falho’ admitido por Bolsonaro

Josias de Souza

19/03/2019 19h51

Jair Bolsonaro pediu desculpas aos imigrantes brasileiros nesta terça-feira. Na véspera, ao apoiar a ideia de Donald Trump de erguer um muro na fronteira entre Estados Unidos e México, o presidente brasileiro dissera numa entrevista à Fox News: "A grande maioria dos imigrantes em potencial não tem boas intenções nem quer o melhor ou fazer bem ao povo americano". Esqueceu-se dos brasileiros que buscam na América os empregos que o Brasil não provê.

"Uma boa parte tem boas intenções, a menor parte não", recuou Bolsonaro. "Houve um equívoco da minha parte, peço desculpas. Agora tem muita gente que está de forma ilegal aqui e isso uma questão de política interna deles, não é nossa. Então, gostaria que, no Brasil, só tivesse estrangeiro legalizado, não de forma ilegal como existe muita gente no Brasil. Me desculpe mais uma vez o equívoco, o ato falho que cometi no dia de ontem."

"Ato falho", eis a expressão usada por Bolsonaro. Freud explica: o ato falho não é um equívoco qualquer. Revela o que vai no inconsciente de quem o comete. Assim, o Bolsonaro verdadeiro é o da Fox News. O presidente do pedido de desculpas é apenas um simulacro do original arrependido de ter negligenciado princípios básicos da política: uma dose de sinceridade é um perigo, a sinceridade absoluta é fatal.

Deve-se o mea-culpa de Bolsonaro não a um arrependimento genuíno, mas à percepção de que a inconfidência pode resultar na perda de votos. Imigrantes brasileiros —nos Estados Unidos e alhures— também votam. Basta comparecer ao consulado.

"É muito frustrante que os imigrantes —99% dos quais são pessoas de bem—, que estão aqui há décadas com suas famílias, com crianças, que estudam e pagam seus impostos, sejam tratados como criminosos", disse à BBC Natalícia Tracy. Brasileira, ela se mudou para os EUA em 1989. Hoje, preside o Centro do Trabalhador Brasileiro, em Boston.

"A fala de Bolsonaro terá um efeito dominó, ampliando o estigma sobre a comunidade e estimulando as pessoas a se isolarem ainda mais", lamentou Tracy. "Não bastasse Trump, agora nosso próprio presidente nos cria dificuldades, incentivando uma política que expõe milhões de pessoas à caça."

Vivo, Freud daria um conselho a Bolsonaro: pare de falar dez vezes antes de pensar.

Trump e Bolsonaro trocam camisetas de futebol e falam sobre Pelé

UOL Notícias

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.