Topo
Blog do Josias

Blog do Josias

Bolsonaro publica no Twitter nova crítica a Maia

Josias de Souza

2025-03-20T19:19:37

25/03/2019 19h37

Horas depois de auxiliares de Jair Bolsonaro informarem que ele desejava a "pacificação" de suas relações com Rodrigo Maia, o presidente divulgou no Twitter uma gravação contendo críticas ao presidente da Câmara. Trata-se de um comentário do jornalista Alexandre Garcia à Rádio Eldorado. Nele, Garcia atribui a irritação de Maia à prisão do "sogro" e defende o vereador Carlos Bolsonaro, que tomara as dores do ministro Sergio Moro (Justiça) no embate verbal que ele travara com o comandante da Câmara.

Garcia declarou a certa altura: "Primeiro lugar: o Rodrigo Maia está nervoso porque o sogro dele foi preso, o Moreira Franco. Segundo lugar: o que o Carlos Bolsonaro [filho 'Zero Dois' do presidente da República] fez foi um apoio a Sergio Moro por causa do pacote anticrime, que todo mundo quer".

Na manhã desta segunda-feira, Bolsonaro reuniu-se com alguns dos seus principais ministros civis e militares. Analisaram a conjuntura encrespada e seus reflexos na tramitação legislativa da reforma da Previdência. Após a reunião, trombeteou-se no Planalto a versão segundo a qual Bolsonaro não deseja senão "pacificar" as relações com o Parlamento.

No áudio que Bolsonaro retuitou, Alexandre Garcia ecoa críticas à cobertura da imprensa e minimiza a importância do presidente da Câmara na articulação da reforma da Previdência. "O Rodrigo Maia não é o articulador da reforma da Previdência na Câmara, pelo contrário, ele tem que se manter neutro em respeito as várias correntes que existem dentro da Câmara."

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.