Topo

Josias de Souza

Crivella cobra verba de Bolsonaro e irrita Carlucho

Josias de Souza

09/04/2019 14h24

Com sua reputação de gestor municipal ensopada pelas chuvas que convulsionam o Rio de Janeiro, o prefeito Marcelo Crivella tentou arrastar Jair Bolsonaro para a enxurrada. Cobrou do presidente as verbas federais que ele prometera dividir com as cidades quando ainda era candidato. Irritado, o vereador carioca Carlos Bolsonaro (PSC-RJ), o Carlucho, insinuou que falta responsabilidade à prefeitura.

"Chuvas e irresponsabilidades trazem este tipo de resultado ao Rio", escreveu o filho 'Zero Dois' do presidente no Twitter. "Novo, é o prefeito culpar o presidente com pouco mais de três meses de mandato e realizando o que pode pelo país. Meus sentimentos ao carioca…"

Na entrevista que abespinhou Carlucho, Crivella disse que lhe falta dinheiro para arrumar cerca de 200 mil redes pluviais que estão com problema. "Para consertar cada uma delas, calculamos em torno de R$ 4 mil. Estamos falando de centenas de milhões." O prefeito prosseguiu: "Imaginamos em torno de R$ 50 para tapar cada buraco. Hoje, estimamos cerca de 200 mil buracos para serem tapados."

Foi nesse ponto que Crivella evocou Bolsonaro: "Vou voltar a fazer a mesma pregação da falta de recursos do Rio de Janeiro e das grandes cidades. O presidente Jair Bolsonaro, em sua campanha, cansou de dizer 'menos Brasília e mais Brasil'. E é isso que esperamos. Mais recursos para as cidades."

Na semana passada, Carlucho votou a favor da abertura de processo de impeachment contra Crivella, na Câmara Municipal do Rio. Com o movimento desta terça-feira, o vereador como que consolida o distanciamento dos Bolsonaro em relação a Crivella. Faz isso com o beneplácito do pai que, na véspera, legitimou a ação do seu "Pitbull" nas redes sociais.

A propósito, Carlucho fez questão de reproduzir nas redes a levantada de bola que recebeu do chefe do clã. "…Acho até que devia ter um cargo de ministro; ele que me botou aqui", declarou o capitão, falando desde o trono.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.