Topo
Blog do Josias

Blog do Josias

Malhar Vélez e poupar Bolsonaro é como culpar o paciente pelo erro médico

Josias de Souza

2009-04-20T19:20:01

09/04/2019 20h01

Não fica bem falar mal do demitido Ricardo Vélez e usar luvas de renda para analisar o desempenho de Jair Bolsonaro no desastre gerencial do Ministério da Educação. Responda aí, sem tapeações e hipocrisias, o que é pior:

1) Um ministro inepto ou um presidente que nomeia ministros mais incompetentes do que ele?

2) Um súdito de Olavo de Carvalho no Ministério da Educação ou um seguidor de Olavo de Carvalho na Presidência da República?

3) Um ministro demitido por não encontrar um rumo em três meses ou um presidente sem rumo no volante por quatro anos?

Primeiro-ministro do Reino Unido entre 1967 e 1963, Harold Macmillan dizia que "governar um país é como tocar um órgão. Você tem de usar os freios e os pedais, apertando e soltando um de cada vez." Bolsonaro governa o Brasil como se tocasse um apito desafinado.

Muitos pacientes se salvariam da morte se fosse obrigatório identificar o médico ao lado do nome do morto nos avisos funerários. Do mesmo modo, o presidente da República talvez selecionasse melhor os seus ministros se soubesse de antemão que suas culpas seriam mencionadas no obituário dos maus gestores que nomeou.

Meter o malho em Ricardo Vélez sem responsabilizar Jair Bolsonaro é algo tão temerário quanto culpar o paciente pelo erro médico.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Sobre o Autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o Blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.