Topo
Blog do Josias

Blog do Josias

Câmara quer explicações do chefe da Petrobras

Josias de Souza

2015-04-20T19:02:55

15/04/2019 02h55

A Comissão de Minas e Energia da Câmara deseja ouvir explicações do presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, sobre a política de reajuste de combustíveis da estatal. O executivo já havia sido convidado para uma audiência pública. Negociava-se uma data, provavelmente no mês de maio. Mas a crise provocada pela interferência de Jair Bolsonaro no reajuste do diesel precipitou os fatos.

Presidente da comissão, o deputado Silas Câmara (PRB-AM), anotou no Twitter: "Diante da decisão do presidente Bolsonaro de interferir no aumento no óleo diesel, proposto pela Petrobras, causando uma perda de R$ 32 bilhões no preço de mercado da empresa, enquanto presidente da Comissão de Minas e Energia, decidi antecipar a audiência pública."

A decisão de Silas coincide com o desejo da oposição. É de autoria do deputado Padre João (PT-MG) o requerimento que resultara no convite a Castello Branco. O convidado não é obrigado a comparecer. Por isso, os deputados cogitam aprovar uma convocação caso Castello Branco esboce alguma resistência em antecipar o atendimento ao convite.

Suprema ironia: o requerimento de um deputado petista serve de escada para que a Câmara cobre do presidente da Petrobras explicações para o fato de Bolsonaro ter ensaiado a intenção de imitar Dilma Rousseff, represando reajuste de combustível.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.