Mourão ‘se segura’ para não responder a Carlos
Dizer que Hamilton Mourão está irritado com Carlos Bolsonaro é pouco para traduzir a exasperação do vice com os ataques que recebe do filho do presidente. Nas palavras de um auxiliar do general, as "agressões" do Zero Dois já se tornaram uma "campanha". E só não viraram um "espetáculo sanguinário" porque Mourão "se segura para não entrar no Coliseu de Roma" em que se converteu o Twitter do Pitbull, como Jair Bolsonaro se refere ao filho.
Os interlocutores de Mourão insinuam que ele está a um passo de endereçar a Carlos uma resposta irônica ou desaforada, levando a fervura ao estágio de ebulição. Seu auxiliar observa que o filho de Bolsonaro deu de ombros para o comentário segundo o qual o presidente gostaria de colocar um "ponto final" em algo que o porta-voz do Planalto, Otávio Rêgo Barros, chamou de "pretensa discussão" entre Carlos e Mourão. Para o vice, não se trata, por ora, de uma "discussão", mas de um monólogo.
Até quando Mourão conseguirá se segurar?, eis a dúvida que flutua na atmosfera do gabinete da vice-presidência, no edifício anexo do Planalto. Da parte de Carlos Bolsonaro não parece haver a mais remota intenção de depor as armas. "Lembro que não estou reclamando do vice só agora", escreveu o Zero Dois no Twitter nesta quarta-feira. "São apenas informações! Não ataco ninguém, são apenas fatos que já aconteceram e gostaria de continuar compartilhando com os amigos!"
Entre a noite de terça e a manhã desta quarta, numa fase posterior ao "ponto final" do pai, Carluxo postou nas redes sociais mais quatro mísseis contra Mourão. Criticou comentários do vice sobre a redução da pena de Lula no STJ, sobre a renúncia e o autoexílio do ex-deputado Jean Wyllys e sobre a "despetização" promovida por Onyx Lorenzoni nos quadros da Casa Civil.
De resto, Carlos reproduziu nas redes sociais comentário em vídeo sobre uma hipotética articulação pró-impeachment conduzida pelo PRTB, o partido ao qual Mourão teve de se filiar para se tornar vice na chapa de Bolsonaro. Juntos, os posts de Carluxo e a inação do seu pai compõem o embrião de uma dessas crises que Jair Bolsonaro costuma criar para si mesmo com a ajuda dos filhos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.