Topo

Josias de Souza

Flávio diz a Maia que seu pai não vai declarar guerra à Venezuela. Ah, bom!

Josias de Souza

01/05/2019 15h16

Em mensagem endereçada ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia, o senador Flávio Bolsonaro traduziu um tuíte que seu pai havia postado na véspera. Explicou que Jair Bolsonaro não cogita declarar guerra à Venezuela. Aliviado, Maia anotou nas redes sociais nesta quarta-feira (1º): "Isso nos tranquiliza, porque é uma postura de respeito ao Parlamento."

Deve-se a incursão do 'Zero Um' no ramo da tradução a uma tentativa de evitar que o veneno do mal-entendido volte a intoxicar as recém-reatadas relações do inquilino do Planalto com o mandachuva da Câmara.

O ruído nascera de um post em que Bolsonaro informara que "qualquer hipótese" de ação na Venezuela "será decidida exclusivamente pelo presidente da República, ouvindo o Conselho de Defesa Nacional."

Em resposta, Maia correu ao Twitter para recordar a Bolsonaro que ainda há uma Constituição no Brasil. Nela, está escrito que "é competência exclusiva do Congresso Nacional autorizar uma declaração de guerra pelo presidente da República."

Feitos os esclarecimentos, Maia se autotraduziu: "Deixo claro que fiz apenas uma ressalva respeitosa. Não tenho nenhum interesse no conflito com o presidente. Precisamos estar juntos pra aprovar a Nova Previdência."

Quando Deus disse "que haja muitas línguas e que cada língua tenha muitos dialetos", não imaginou que, no Brasil, país em que as autoridades se desentendem falando o mesmo idioma, haveria a necessidade de tantos tradutores.  

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.