Topo
Blog do Josias

Blog do Josias

Janaína diz em voz alta o que militares sussurram

Josias de Souza

2020-05-20T19:19:35

20/05/2019 19h35

A deputada estadual Janaina Paschoal (PSL-SP) e a ala militar do governo de Jair Bolsonaro passaram a cultivar os mesmos receios. Ela e eles espantam-se com a escalada dos ataques do presidente contra o Congresso. Receiam que as incursões do capitão pelas redes sociais e a manifestação de rua convocada para o próximo dia 26 resultem num agravamento da crise. E começam a questionar a capacidade de Bolsonaro de superar os problemas que rondam a sua Presidência.

Há duas diferenças entre Janaína e os militares. Ela diz em voz alta o que eles apenas sussurram entre quatro paredes. Ela já caminha em direção à saída de emergência. Eles avaliam que seria uma irresponsabilidade sair de cena em meio ao processo de autocombustão do presidente. Enquanto Janaína coloca um pé fora do PSL e questiona a sanidade de Bolsonaro, os militares manuseiam o extintor.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.