Topo
Blog do Josias

Blog do Josias

Moeda única ‘Bolsomacri’ é a piada da semana

Josias de Souza

2007-06-20T19:14:35

07/06/2019 14h35

A consequência mais visível da viagem de Jair Bolsonaro a Buenos Aires foi a produção de uma especulação. Ganhou as manchetes o hipotético plano de criar uma moeda comum entre Brasil e Argentina, o 'Bolsomacri' —ou Peso Real. Nasceu de uma ilusão das autoridades argentinas. A ilusão de que seria possível escorar os planos reeleitorais de Macri e sua unidade monetária, em frangalhos, na oscilante moeda brasileira.

Nesta sexta-feira, Bolsonaro referiu-se à ideia, supostamente em estudo, como uma opção de trava contra "aventuras socialistas" no continente. Tratou as conversas sobre o tema, realizadas na véspera, como "um primeiro passo para um sonho." Por sorte, o Banco Central brasileiro esclarece que não há vestígio do devaneio nas suas pranchetas.

Moedas chamadas Peso e Real convivem com o mesmo problema de uma mulher chamada Vitória. A qualquer momento a conjuntura pode desmentir o seu nome. Atualmente, nem o Peso pesa grande coisa nem o Real expressa em sua plenitude a realidade da ruína fiscal. Assim, o "Peso Real" não é propriamente o embrião de uma moeda única. Trata-se, em verdade, da mais recente e divertida expressão para definir conversa fiada.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.