Topo
Blog do Josias

Blog do Josias

Moro deveria se afastar do cargo, diz presidente da comissão da Previdência

Josias de Souza

2010-06-20T19:15:49

10/06/2019 15h49

Presidente da Comissão Especial sobre a reforma da Previdência, o deputado Marcelo Ramos (PL-AM) avalia que Sergio Moro deveria deixar o cargo de ministro da Justiça para se dedicar ao caso do vazamento de suas conversas eletrônicas com o procurador Deltan Dellagnol. "O juiz Sergio Moro aconselharia o ministro Moro a se afastar do cargo para responder", disse o deputado ao blog.

Nas palavras de Marcelo Ramos, "tudo o que cria ambiente um conturbado cria problemas" para a tramitação da reforma previdenciária. "Mas nós temos o objetivo de blindar a proposta", ele acrescentou. "O calendário da comissão está mantido." O objetivo é aprovar a proposta ainda no primeiro semestre.

Nesta terça-feira, o deputado se reunirá com os partidos de oposição. Tentará firmar um "acordo de procedimentos" para evitar obstruções na fase de encerramento dos trabalhos da comissão. Deseja assegurar à minoria espaço para se manifestar durante o processo de votação. "É muito melhor gastar tempo com os deputados falando a favor e contra a reforma do que lançando mão de procedimentos de obstrução", declarou.

Marcelo Ramos espera convencer a banda oposicionista também a se abster de utilizar o caso que envolve Moro e a Lava Jato contra a Previdência. "Vou levar a eles o meu ponto de vista. Creio que não deveríamos deslocar esse caso para contaminar a reforma."

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.