Topo
Blog do Josias

Blog do Josias

Câmara força governador a levar a cara à vitrine

Josias de Souza

2012-06-20T19:16:07

12/06/2019 16h07

Entenda a proposta de reforma da Previdência

UOL Notícias

Em política, quem acredita piamente depois não pode piar. Os governadores comprometeram-se a ajudar na aprovação da reforma da Previdência se a Câmara mantivesse na proposta os servidores estaduais e municipais. Os deputados acreditaram apenas até certo ponto. O ponto de interrogação. Na dúvida, optou-se por excluir estados e municípios. No dia da votação em plenário, haverá à disposição uma emenda que restabelece o texto original. Para aprová-la, os governadores terão de suar a camisa.

Os deputados trazem na memória a reforma trabalhista de Michel Temer. Muitos dos que votaram a favor não se reelegeram. Entre eles o tucano Rogério Marinho. Relator da emenda que mexeu com a CLT, Marinho foi barrado nas urnas de 2018 pelo eleitorado do Rio Grande do Norte. Hoje, dá expediente na assessoria do ministro Paulo Guedes (Economia), como secretário especial de Previdência e Trabalho.

É por conta de exemplos como o de Marinho que os deputados comportam-se como São Tomé. Querem ver para se certificar de que acertaram ao não crer. Não admitem arcar sozinhos com o ônus eleitoral de estender a reforma previdenciária da União para estados e municípios. Nos próximos dias, os governadores que quiserem fechar o buraco previdenciário que infelicita suas administrações terão de converter o interesse em votos.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.