Topo
Blog do Josias

Blog do Josias

Moro dará explicações à CCJ da Câmara dia 26

Josias de Souza

2013-06-20T19:11:43

13/06/2019 11h43

O ministro Sergio Moro (Justiça) comparecerá à Comissão de Constituição e Justiça da Câmara no próximo dia 26 de junho. Será questionado pelos deputados sobre o teor das mensagens eletrônicas que revelam a parceria que estabeleceu com o procurador Deltan Dallagnol à época em que era juiz dos processos da Lava Jato, em Curitiba. Oposição e centrão esboçavam uma parceria para convocar o ministro. Avisado, Moro se dispôs a comparecer.

Paranaense como Moro, o presidente da comissão, deputado Felipe Francischini (PSL), cuidou de anunciar a decisão pretensamente espontânea num post do Facebook. Utilizou um timbre favorável ao depoente: "Quem não deve não teme."

Uma semana antes, em 19 de junho, Moro será inquirido na CCJ do Senado. Ali, o depoimento "voluntário" do ex-juiz foi aconselhado pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), e pelo líder do governo, Fernando Bezerra (MDB-PE).

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.