Davi Alcolumbre sobre Moro: se fosse parlamentar ‘estaria cassado ou preso’
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, fez uma avaliação corrosiva sobre as mensagens que Sergio Moro trocou com o procurador Deltan Dallagnol na época em que era juiz da Lava Jato: "Se isso fosse deputado ou senador, tava no Conselho de Ética, tava cassado ou tava preso."
O comentário foi feito na noite de segunda-feira, em jantar promovido pelo site Poder 360. Para Alcolumbre, o atual ministro da Justiça ultrapassou os limites éticos que deveriam reger a relação de um magistrado e um procurador, responsável pela acusação.
Alcolumbre concedeu a Moro, por assim dizer, o benefício da dúvida: "Aquilo é verdade? Vai comprovar?" Mas insistiu na analogia. Se fosse um congressista, poderia ser punido mesmo sem a comprovação da autenticidade dos diálogos.
Num instante em que até mesmo a Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal hesita em concluir o julgamento do pedido de suspeição formulado pela defesa de Lula contra Moro, a avaliação do comandante do Senado soou inusitada e exagerada.
O comentário é inusitado porque Alcolumbre parece falar de corda em casa de enforcado, pois responde a dois inquéritos no Supremo. Como se referem a assuntos conexos, as investigações correm em conjunto, no gabinete da ministra Rosa Weber.
Num inquérito, de 2016, a Procuradoria acusa Alcolumbre de "utilização de notas fiscais frias inidôneas para a prestação de contas, ausência de comprovantes bancários, contratação de serviços com data posterior à data das eleições…" Noutro, de 2018, o senador é acusado de apresentar notas fiscais frias na prestação de contas da eleição de 2014.
A ponderação soou exagerada porque Senado e Câmara são casas apinhadas de encrencados com a lei. Réus da Lava Jato desfilam pelos gabinetes, corredores e salões do Legislativo como se nada tivesse sido descoberto sobre eles. Não há vestígio de punição ou incômodo. Os conselhos de ética são terrenos baldios.
Abstendo-se de olhar ao redor, Alcolumbre afirmou que a troca de mensagens entre Moro e Dallagnol "não era pra ter sido naquele nível". Previu consequências graves: "Se isso for verdade, eu acho que vai ter um impacto grande." Paradoxalmente, acha que não haverá prejuízos à Lava Jato. "Ninguém contesta nada disso, e não vai contestar nunca." Faltou definir "impacto grande."
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.