Topo
Blog do Josias

Blog do Josias

Problema do STF não é couro duro, é miolo mole

Josias de Souza

2001-07-20T19:21:07

01/07/2019 21h07

Há no Supremo Tribunal Federal ministros se coçando embaixo da toga para virar a chave que abre a cela especial de Lula. Em conversa com jornalistas, Dias Toffoli, o presidente da Corte, deixou entreaberta uma fresta para encaixar na pauta do plenário, até o final do ano, o julgamento das ações que questionam a prisão de condenados em segunda instância. Disse que não há nada previsto. Mas há "janelas" abertas no calendário.

No Brasil, quatro em cada dez presos estão atrás das grades sem condenação. São os sem-sentença. Mas depois que a Lava Jato começou a enviar gente graúda para o xilindró, a prisão de sentenciados em duas instâncias tounou-se injusta. A Suprema Corte já reafirmou a regra uma, duas, três, quatro vezes. Mas desde que Lula foi preso há sempre o risco da abertura de uma "janela" para rediscutir a jurisprudência.

Tomado pelas palavras, Dias Toffoli parece considerar que o caso de Lula talvez nem precise aguardar pela "janela" a ser aberta no plenário. A Segunda Turma do Supremo pode resolver a encrenca antes, ao julgar depois das férias habeas corpus formulado pela defesa do presidiário petista.

Responsável pela abertura de um inusitado inquérito secreto para apurar ataques contra membros do Supremo, Toffoli avalia que a aversão ao tribunal diminuiu. Mas ele assegura que não está preocupado com as críticas. Não me impressiono, disse o ministro. Quem vem para cá tem que ter couro duro e tem que aguentar qualquer tipo de crítica. O diabo é que o problema do Supremo não é o couro duro. A questão é que parte das togas parece ter o miolo mole.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.