Topo
Blog do Josias

Blog do Josias

Bolsonaro vira estorvo da reforma que o beneficia

Josias de Souza

2004-07-20T19:20:24

04/07/2019 20h24

Jair Bolsonaro assiste ao avanço da emenda constitucional sobre a Previdência numa posição paradoxal. O presidente tornou-se, simultaneamente, um grande estorvo e o maior beneficiário da mexida nas regras da aposentadoria. Nunca ajudou na tramitação da proposta. Nos últimos dias resolveu atrapalhar. Mas já se equipa para usufruir dos resultados econômicos da provável aprovação.

Bolsonaro cruzou a Praça dos Três Poderes, entregou a proposta de reforma ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia, e pôs-se a repetir: "A bola agora está com o Congresso." Foi instado a ajudar na articulação para reinserir Estados e municípios na reforma. Disse que não moveria uma palha. Não trombeteou a reforma nas redes sociais, seu habitat natural.

De repente, chamado de "traidor" por policiais, Bolsonaro passou a trabalhar pela concessão de aposentadoria especialíssima à corporação amiga. Suprema incoerência: o presidente prega a desidratação de sua própria reforma. Não prosperou na fase da comissão especial. Mas, para desassossego do ministro Paulo Guedes, da Economia, planeja levar o esforço às últimas consequências.

Maltratados pelo governo, os parlamentares entregarão a reforma para não serem responsabilizados pelo agravamento da crise econômica. Concluído o processo de votação, no segundo semestre, após a manifestação do Senado, o estorvo dirá que prevaleceu no Congresso sem recorrer ao toma lá, dá cá. Como dizia Ulysses Guimarães, em política quem prepara a refeição nem sempre come o melhor bocado.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.