Topo
Blog do Josias

Blog do Josias

A oposição precisa de uma ideia, qualquer ideia

Josias de Souza

2009-07-20T19:22:26

09/07/2019 22h26

A votação da reforma da Previdência é um processo intrincado. Afora a exigência do pedaço fisiológico do Congresso, que condiciona o voto à liberação de verbas orçamentárias, há o desejo dos partidos de oposição de obstruir as sessões, esticando o processo à exaustão.

A oposição é necessária e faz bem à democracia. Mas a oposição brasileira frequenta o debate previdenciário sem demonstrar sua utilidade. Por ora, a oposição não conseguiu fazer bem nem a si mesma. Hoje, com o Tesouro Nacional em petição de miséria, só malucos seriam capazes de afirmar que as contas públicas podem ficar como estão. E não há ajuste sem mexer na Previdência.

Como votar contra a proposta de reforma da Previdência sem informar o que fazer para o equilíbrio fiscal? A qualidade da oposição dependia dessa resposta. E ela não veio. Pena. Há no Congresso espaço para o surgimento de uma nova oposição, menos venenosa e mais propositiva. Mas ainda não surgiu força capaz de ocupar o vazio.

As forças de oposição ao governo Bolsonaro precisam de uma ideia. Qualquer ideia. Do contrário, os oposicionistas arriscam-se a desempenhar no Congresso um papel semelhante ao dos cachorros que perseguem automóveis na rua. Latem como se desejassem estraçalhar os pneus ou morder o parachoque. Quem observa de longe fica sem saber o que seriam capazes de fazer se alcançassem o automóvel.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.